Pular para o conteúdo

Siga-nos no instagram

IV EDIÇÃO SEPESQI - 2023

III EDIÇÃO SEPESQI - 2022

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO LIMITES E POSSIBILIDADES DO METAVERSO PARA A PESQUISA, EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO

O III SEPESQI – Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização tem por objetivo principal proporcionar à comunidade acadêmica espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, nacionais e internacionais das diversas áreas de conhecimento. Além disso, tem por finalidade, integrar ações e eventos das IES que compõem a Regional Centro Sul, promovendo intercâmbios, trocas de experiências, conexão e proximidade com toda a comunidade acadêmica e egressos da graduação e pós-graduação.

O III SEPESQI traz para discussão “TECNOLOGIA E INOVAÇÃO LIMITES E POSSIBILIDADES DO METAVERSO PARA A PESQUISA, EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO”, com palestras, debates e participação de renomados profissionais da área da educação.

CONVIDADOS ESPECIAIS

ANDERSON RANGEL
DIR. OPERAÇÕES DA 
REGIONAL CENTRO SUL
YDUQS

FLAVIO MURILO GOUVÊA
DIR. ENSINO
YDUQS

SABRINA MACHADO PETROLA SABOYA
GERENTE DE ENSINO 
YDUQS

THAIS DE ABREU LACERDA
GERENTE ACADÊMICA DA REGIONAL CENTRO SUL
YDUQS

LARISSA CLARE POCHMANN DA SILVA
COORDENADORA NACIONAL DE PESQUISA, EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
YDUQS

PALESTRANTES

Prof. Dr. André Lemos

Diego Acássio Beal Kerber

Profa. Dra. Simone Keller Füchter

Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela coppe/ufrj e doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes – 1995), pós-doutor pelas University of Alberta e Mcgill University no Canadá (2007-2008). Professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e pesquisador “1 b” do CNPq.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Aficionado por tecnologia. Fã de jogos, especialmente os de estratégia. Colabora com a Adrenaline, desenvolvendo artigos e vídeos para o canal do YouTube.

Formada em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. MBA em Gestão Global pela UDESC/Univ. Pesquisadora da Estácio de Santa Catarina sobre TI, Inovação, Realidade virtual e aumentada, educação e marketing.

Prof. Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto

Prof. MsC. Alan de Matos Jorge

Adi Balbinot Junior

Membro do Grupo de Estudo sobre Metaverso da Regional Centro Sul – YDUQS. Professor de Gestão Financeira da Estácio Curitiba. Professor especialista em Criptomoedas, Blockchain e NFT. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo.

Advogado, mestre em direito, professor universitário há 18 anos, professor de direito e pesquisador no Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte; professor de oratória há 11 anos. Escritor na área do direito e na de oratória. Autor dos livros: “Curso de oratória: saiba como libertar o orador que existe em você”; “40 lições para despertar o orador que existe em você” e “Oratória para professores”.

ngenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília e especialista em Tecnologias de Rede de Comunicação pela mesma Universidade. Cursou MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação na Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Núcleo Brasília. Atuou como Coordenador-Geral de Informática (Diretoria de Gestão), Coordenador-Geral de Política de Tecnologia da Informação (Diretoria de Educação a Distância) e Coordenador-Geral de Acompanhamento e Monitoramento de Resultados (Diretoria de Relações Internacionais) da Fundação CAPES. Exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC. É Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

II EDIÇÃO SEPESQI - 2021

A Pluralidade da Ciência, Tecnologia e Inovação na Conservação do Planeta

O II SEPESQI – Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização tem por objetivo principal proporcionar à comunidade acadêmica espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, nacionais e internacionais das diversas áreas de conhecimento. Além disso, tem por finalidade, integrar ações e eventos das IES que compõem a Regional Centro Sul, promovendo intercâmbios, trocas de experiências, conexão e proximidade com toda a comunidade acadêmica e egressos da graduação e pós-graduação.

O II SEPESQI traz para discussão “A Pluralidade da Ciência, Tecnologia e Inovação na Conservação do Planeta”, com palestras, debates e participação de renomados profissionais da área da educação.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Anderson Rangel
Diretor de Operações da Regional Centro Sul
Flavio Murilo Gouvêa

Diretor de Ensino YDUQS
Caroline Lanzieri

Graduanda em Direito pela Universidade Estácio de Sá – UNESA. Cientista-cidadã da NASA e Astrônoma Amadora da V Edição do Caça Asteroides, líder de Equipe, que foi uma parceria do MCTI ao IASC/NASA. Astronauta Análoga do Habitat Marte da Missão 77 da The Mars Society Brazil. Pesquisadora da área espacial com interesse pelo Direito Espacial e pelo contexto do New Space e faz parte de grupos de pesquisas espaciais.

Inês Barbosa de Oliveira

Doutora em Sciences Et Théories de L’éducation – Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993). Pós-doutora pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) e titulada HDR (Habilitação para dirigir pesquisas) pela Université de Rouen (França, 2013). Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora adjunta do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Ex-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), membro titular do Conselho Fiscal da ABdC e ex-membro titular do Conselho Fiscal da ANPEd e membro do GT Currículo da entidade. Pesquisadora associada ao GT Políticas Educacionais do CLACSO. Bolsista PQ 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

Miriam Pillar Grossi

Professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro da diretoria da SBPC (gestão 2021-2023) e do Conselho Deliberativo (CD) do CNPq como representante da comunidade científica (27.08.2020 a 26.08.2022). Profa. visitante nas  Universidades de Brasília (1995), Universidad de Chile (2003), EHESS- França (2008), ISCTE – Portugal (2009), Columbia University (2017). Atua no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e nos cursos de graduação em Antropologia e Ciências Sociais da UFSC.  Foi presidente da ANPOCS – Associação Nacional de Pó-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (gestão 2019/2020), vice-presidente da IUAES (International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (gestão 2013-2018),  presidente da ABA – Associação Brasileira de Antropologia (gestão 2004/2006), representante da Área de Antropologia na CAPES  e da Grande área de Humanas no CTC da CAPES (triênio 2001/2004). Coordenadora  do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e atual presidente da Comissão de Equidade da UFSC. 

PALESTRANTES

Alice Bella Lisboa

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (METROCAMP -2008). Especialista em fisioterapia cardio-respiratória pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2009), Especialista em Gestão Educacional e Docência pela Unimetrocamp-Wyden, Mestre pelo Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual de Campinas – (UNICAMP 2019). Atua como Coordenadora de Cursos e Professora no Centro Universitário Unimetrocamp- Wyden. Possui experiência como fisioterapeuta hospitalar (Enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Adulto) e domiciliar na área de cárdio-respiratória em Campinas e região.

Clauana Stephany Padilha Goes

Formanda em Ciências Contábeis na Faculdade Estácio de Curitiba, durante a tragetória acadêmica estudou Iniciação Científica com a mentoria do professor Hugo Eduardo Meza Pinto no projeto “A importância da educação financeira para a permanência do aluno no ensino superior privado em tempos de pandemia”, este projeto foi destaque na Estácio de Curitiba com publicação de artigos.  Trabalha atualmente na empresa Rhodia Brasil Sa. Participa como membro do projeto social Let’s Help da empresa Rhodia Solvay no site de Curitiba que promove ações sociais para comunidade. É representante da sociedade civil da Colap – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade Para Todos – PROUNI.

Hugo Eduardo Meza Pinto

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2007). É docente de Especialização do Centro de Ensino Superior de Maringá; Universidade Positivo (UP) e da Faculdade Estácio de Curitiba. É associado da empresa colaborativa Amauta que desenvolve trabalhos ligados à economia criativa (educação, turismo, história, arte, música e fotografia) com foco na inovação. Paralelamente,  é membro, representante da América Latina da Rede Prezi Educators, entidade destinada à divulgação do software Prezi para a utilização na educação.

José Guilherme Gonçalves Machado

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com duplo diploma em Comércio e Negócios Internacionais. Pós-graduado no MBA de Comércio Exterior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aluno Universidade de Georgetown, em Washington D.C, durante um semestre no ano de 2015. Estagiário do Ministério das Relações Exteriores em seu escritório de Representação na cidade do Rio de Janeiro. Formado em Inglês pela Cultura Inglesa e formado também em Francês pela Aliança Francesa. Aluno do curso de Francês da escola Bouchereau Lingua International, em Québec no Canadá. Curso Básico de Excel pelo Laboratório do RDC da PUC-Rio. Certificados em Francês de DELF A1 pela Aliança Francesa. Certificados de Inglês de FCE e CAE pela Universidade de Cambridge. Certificado do Curso pela Pastoral da PUC-Rio de Direitos Humanos e Dignidade no Trabalho.

Juliana Cavilha Mendes Losso

Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC (2015-2016). Foi Visiting Scholar na Universidade de Wisconsin/UW em Madison/USA (2015). Pós-doutora no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social na UFRGS (2010-2012). Doutora em Antropologia Social na UFSC (2010), com estágio sanduíche na Ècole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França. Mestre em Antropologia Social na UFSC. Atua principalmente nos seguintes temas: Espaços urbanos e territórios; Gênero e Sexualidade; Trabalho e Ética; Cidade e Meio Ambiente; Políticas Públicas e Educação; Métodos e Técnicas de Pesquisa qualitativa e quantitativa. Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização e Coordenadora da CPA da Estácio Florianópolis. Sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia. Presidente da ONG Abacateiro Instituto de Pesquisa e Formação.

Katarzyna Bortnowska Marinho

Mestre em Turismo e Hotelaria (2013) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).  Especialista em Gestão de Segurança de Alimentos no SENAC/SC. Bacharel em Gastronomia (2009) e Graduação em Chef Internacional e Pâtissier (2008) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduação em Tecnólogo em Fisioterapia pela Prywatne Medyczne Studium Fizjoterapii mgr Andrzej Czamara (1998) na Polônia. Estágios no Resort Vila Vita Parc localizado no Algarve em Portugal e no restaurante Rudland Stubbs em Londres na Inglaterra que tinha como foco a Fusion Food. Professora dos Cursos de Graduação em Gastronomia (Unisul, Faculdade Estácio de Florianópolis-SC. Pesquisadora do Núcleo de Inovação Alimentar Pesquisa e Tecnologia (NIAPETEC). Coordena os projetos de pesquisa financiados pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (PUIC). Coordena os projetos de pesquisa (PIBIC) financiados pelo Faculdade Estácio de Florianópolis. Atualmente é Coordenadora no Curso Cozinha Contemporânea (Modalidade EaD) e no Curso Gestão de Turismo (Modalidade EaD) no Centro Universitário SC.

Lucas Sátiro do Carmo

Graduado em Tecnologia de Polímeros pela Faculdade de Tecnologia de Mauá (2013), Mestre em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2015), trabalhando com dosimetria de altas doses (kGy – MGy) de feixes iônicos, raios gama e nêutrons epitérmicos.  Doutor em Ciências (Tecnologia Nuclear) no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, trabalhando com datação de sedimentos por métodos físicos (Ressonância Paramagnética Eletrônica, TL e OSL) com bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Realizou estágio na East Carolina University, North Carolina, USA, para datação de sedimentos utilizando Luminescência Opticamente Estimulada. É professor do Centro Universitário Estácio São Paulo. Atualmente é professor auxiliar na Faculdade Estácio de Santo André.

Luciana Maria de Hollanda

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP (2006). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP (2001). Atualmente trabalha como Professora Titular I no Centro Universitário UNIMETROCAMP e também atua como coordenadora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização na mesma universidade. Possui experiência em desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia Celular, Câncer e Bioinformática. 

Maria do Carmo Pereira Servidoni

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); graduada em Matemática Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1995); graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (2002). Coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Santo Andre desde 2016. Professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Professora Formadora pela UNESP do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014-2018) e Supervisora do Polo de Santos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa (2017).

Paulo Eduardo Duarte de Oliveira

Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS (2012). Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2009). Bolsista CAPES/FIPSE, estudou na University of La Verne na Califórnia (EUA), onde desenvolveu pesquisa sobre migração, pobreza e meio ambiente sob orientação dos professores Gitty Amini e Matthew T. Witt. Possui atuação como avaliador da Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCrim), produzida pelo IBCCRIM, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2020). No México, possui publicação na Universidad Anáhuac (The relation between an efficient legal system and economic development. La relación entre un sistema jurídico eficiente y el desarrollo económico, 2010). Nos Estados Unidos já atuou para a Delaware North (2006, 2007 e 2008) e para o Serviço Legal de Imigração do International Institute of Los Angeles (2009), onde trabalhou com as advogadas Alicia e Margaret Molina, na defesa dos interesses de imigrantes. Nos Estados Unidos teve trabalho aceito para apresentação no Annual Meeting of the American Society of Criminology (2020). Professor Universitário, titular nas cadeiras de Direito Processual Penal I, Direito Processual Penal II e Prática Simulada III (Petições no Processo Penal) na Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul (2020).

Renato Paes de Souza

MBA em Gerência Estratégica de Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ (2006), MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Gama Filho – UGF (2004), Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Gama Filho – UGF (2007) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho – UGF (2002). Experiência na área de educação superior com ênfase nos setores de pós-graduação e pesquisa. Atualmente trabalha na Diretoria de Pesquisa Aplicada na Estácio Participações.

Satina Priscila Marcondes Pimenta

Advogada inscrita na OAB/ES sob o nº16373 e Psicóloga inscrita no CRP16 sob o nº1769. Pós-graduada em Direito Público e em Saúde e Intervenção Psicossocial, MESTRE em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas (Fucape Business School). Experiência em trabalhos interdisciplinares em Redes Assistenciais direcionados a população carcerária, em situação de rua e adolescentes infratores e atendimento ao idoso. Produção de atividade culturais em instituições totais. Autora do livro proprietário de Metodologia de Pesquisa em Direito do grupo Estácio. Avaliadora do Livro proprietário de Psicologia Aplicada ao Direito do mesmo grupo. Coordenadora do Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso e Pesquisa da FESV. Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Sá de Vitória. Editora da revista JURES (Revista Científica de Direito da FESV) e responsável por Projetos de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa.

MEDIADORES

André Felipe da Silva Guedes

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – 1999), Especialista em Microeletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2001), Especialista em Implementação e Gestão de EAD pela Universidade Fluminense do Rio de Janeiro (UFF – 2015), Mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – 2003), Doutor em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – 2010) do Programa Nacional de Microeletrônica (PNM), Pós-Doutorado associado ao Laboratório de Nanotecnologia (LabNANO-INTELLECTOS) do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) do MCTI/FINEP/CNPq. Pesquisador-Doutor da Intellectos nos seguintes laboratórios: Laboratório de Nanotecnologia (LabNANO), Laboratório de Pesquisas Meteorológicas e Ambientais (LabPEMA) e Laboratório de Tecnologias da Informação (LabTI). Docente dos Cursos de Graduação da Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul, Coordenador da Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisador-Doutor na área de Engenharia e Coordenador do Grupo de Engenharia e Tecnologias Avançadas (GPETA).

César Panisson

Mestre e Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Administração e Ciências Contábeis, especialização em Gestão Estratégica de Custos e MBA em Consultoria e Gestão Empresarial. Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação, coordenador de pós-graduação e MBAs da Faculdade Estácio de Florianópolis. Consultor em Desenvolvimento Regional, Planejamento e Modelagem de Negócios, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Planejamento Estratégico, Gestão Financeira, Análise da viabilidade de Projetos, Empreendedorismo e Políticas Públicas para Inovação, atuando em projetos de cooperação com entidades municipais, estaduais, federais, autarquias e instituições nacionais e internacionais de desenvolvimento. Membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia, registrado na UFSC e certificado pelo CNPq. Autor de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em eventos, nacionais e internacionais.

Marcia Alves

Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996), graduada em Marketing pela Universidade Estácio de Sá (2018), Graduada em Pedagogia – segunda Licenciatura (2020) pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professora tutora do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, professora do Cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, professora dos cursos de especialização do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, Coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e História – EaD do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina e Pró Reitora Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina.

PRESIDENTES DE MESA

Débora Alves Guariglia

Doutora em Educação Física (2017) pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Graduada em Educação Física pela UEL, docente do Programa de Pós-graduação stricto senso em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH – UENP), coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO). Tem experiência nas seguintes temáticas: Atividade Física, Exercício Físico, HIV/aids e educação sexual.

Tamara de Souza Campos

Coordenadora Nacional de Pesquisa e Extensão, Professora de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, Doutora em Memória Social da Unirio na linha de Memória e Linguagem. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, especialista em Comunicação Empresarial pela UCAM. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).

Thais de Abreu Lacerda

Mestre em Direito pelas Faculdades Milton Campos (2004). MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC (em andamento). Capacitada no Programa de Formação para Gestores da Fundação Dom Cabral. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Pró-Reitora Acadêmica da Estácio BH. Gerente Acadêmica Regional Centro Sul YDUQS. Professora de Pós-graduação de Direito Virtual do Instituto de Educação Continuada da PUC/Minas. Professora de curso preparatório para concursos – Instituto Praetorium. Professora Universitária. Advogada.

I EDIÇÃO SEPESQ - 2020

O Contexto da Educação no Pós-Pandemia

O SEPESQ – Seminário de Extensão e Pesquisa tem por objetivo principal proporcionar à comunidade acadêmica espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, nacionais e internacionais das diversas áreas de conhecimento. Além disso, tem por finalidade, integrar ações e eventos das IES que compõem a Regional Centro Sul, promovendo intercâmbios, trocas de experiências, conexão e proximidade com toda a comunidade acadêmica e egressos da graduação e pós-graduação.

O SEPESQ traz para discussão “O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA”, com palestras, debates e participação de renomados profissionais da área da educação

PALESTRANTES

Maria Inês
Doutora, Professora e Pesquisadora

Doutora em Ciências – Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, Especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Ex-Presidente do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/MEC (2016 a 2019).

Juliana Maria Matos Ferreira
Diretora Nacional de Ensino

Doutora em Direito pela PUC-Minas (2011). Mestre em Direito Processual pela PUC-Minas (2008-2009). Especialista em Direito Processual pelo Instituto de Educação Continuada/IEC, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). 

Thais de Abreu Lacerda
Gerente Acadêmica Regional

Mestre em Direito pelas Faculdades Milton Campos (2004). MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC (em andamento). Capacitada no Programa de Formação para Gestores da Fundação Dom Cabral. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Pró-Reitora Acadêmica da Estácio BH. 

Mariana Cavaca Alves do Valle
Pró-reitora de Pesquisa e Extensão ESTACIO BH

Doutoranda, Mestre em Educação e pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Docente no curso de Pedagogia e Coordenadora da Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional no Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

José Guilherme Gonçalves Machado
Analista Internacional

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com duplo diploma em Comércio e Negócios Internacionais. Pós-graduado no MBA de Comércio Exterior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aluno Universidade de Georgetown, em Washington D.C, durante um semestre no ano de 2015.

Leandro de Jesus Silvano
Analista Regulatório Regional

Possui graduação em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2011). Atualmente é Analista de Qualidade Regulatório Pleno da Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá. 

PROGRAMAÇÃO

21/10/2020 – QUARTA-FEIRA

9h às 10h



Abertura

Maria Inês Fini – Doutora, Professora e Pesquisadora

Tema da Live: “O impacto social promovido pela Pesquisa e Extensão no Contexto do Ensino Superior e a importância da Academia no contexto da Pós-Modernidade”

19h às 20h



Palestra

Mariana Cavaca Alves do Valle – Pró-reitora de Pesquisa e Extensão Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte

Tema da Live: “A experiência do repensar as atividades de pesquisa e extensão no cenário remoto e as oportunidades do hibridismo frente ao cenário Pós-Covid”


22/10/2020 – QUINTA-FEIRA

 8h às 9h 



Palestra

José Guilherme Gonçalves Machado – Analista Internacional

Tema da Live: “A Educação sem limites através da Internacionalização”

19h às 21h  



Premiação Melhores Trabalhos e Encerramento

DEPOIMENTOS

5/5
“Tenho enorme carinho pela pesquisa e extensão. Trata-se de uma ótima oportunidade não apenas de crescimento acadêmico entre alunos e professores, mas também como processo de construção de ideias saudáveis, inovadoras e sustentáveis para a sociedade em que vivemos. É contributivo, escalável e perene! Aqui, oxigenamos – a todo instante e a longo prazo – toda a interdisciplinaridade disponível entre as diversas áreas do conhecimento científico. Está no DNA!”

Prof. Dr. José Osório de Nascimento Neto, Coordenação de Pesquisa e Extensão em Curitiba
5/5

“A Semana Acadêmica da Estácio na Unidade de Ourinhos-SP me proporcionou uma experiência única durante meu período acadêmico, me preparou para outros eventos e congressos que participei posteriormente. Os professores são super atenciosos e estão sempre dispostos a contribuir com o nosso aprendizado e nos ajudar a melhorar nossos projetos de pesquisa.”

Pedro Gabriel Pito – Aluno da Estácio Ourinhos.

5/5
“Participar do projeto “programação na escola” foi uma experiência incrível, o desempenho dos alunos foi surreal, uma ação simples que despertou o interesse de muitas crianças, tenho certeza que isso vai refletir de maneira positiva pra eles no futuro e fico muito feliz em saber que fiz parte disso.”

Amanda Saito – Aluna da Estácio de Florianópolis.
5/5

“Ser bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC da Faculdade Estácio de Sá Florianópolis foi de extrema importância para o processo de construção da profissional que eu almejo ser. Foi através dessa oportunidade que eu ampliei meu campo de visão profissional sobre a Gastronomia, o que me instigou a seguir na pesquisa como profissão. Sou muito grata à instituição por fornecer esse programa aos estudantes e em especial, pela confiança e dedicação que recebi da minha orientadora, Katarzyna Bortnowska. Levarei essa experiência com muito carinho para o resto da minha vida.”

Joana Gasparotto – Aluna da Estácio

5/5

“Além de ter contribuído para meu crescimento pessoal como estudiosa, possibilitando meu crescimento no entendimento das ciências sociais e tornando mais fácil a elaboração do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Quem faz Pesquisa Acadêmica Científica tem um melhor aproveitamento da faculdade, fica com um vocabulário mais rico, um senso crítico mais apurado e o reconhecimento entre os colegas, que de uma maneira indireta acompanham seu desenvolvimento. Minha orientadora me ensinou muito mais do que fazer pesquisa, me apresentou um mundo intelectual que eu jamais teria imaginado.”

Mariana Sálvio – Aluna da Estácio

5/5

“Participar do PIBIC/IES teve um impacto muito positivo na minha carreira acadêmica e também na minha gestão pessoal de tempo e trabalho, sendo uma oportunidade que fez e fará diferença no meu currículo e que contribuirá para os novos rumos da minha formação. Porém, mais do que isso, foi uma oportunidade que contribuiu muito para o meu crescimento pessoal, tornando-me pontual, diligente e crítica com as minhas próprias construções e momentos de aprendizagem.”

Maira Loureiro – Aluna da Estácio

TRABALHOS SUBMETIDOS